Os tempos tem sido cada vez mais difíceis para motores a combustão, e cada vez mais difíceis para quem gosta de carros de verdade. Aí do nada, vem a Ferrari e lança, Purosangue V12 sem nenhum auxílio elétrico e deixa todo mundo espantado, e agora novamente, o mais novo Ferrari 12 Cilindri (Lê se “dodici cilindri“), que é uma releitura da Ferrari 365 “Daytona” GTB/4, com motor 12 cilindros em V sem nenhum auxílio elétrico também.
Sabemos que os governos ao redor de todo o mundo tem forçado uma narrativa de carros elétricos, ditos “verdes”, e que esse papo é muito mais profundo do que a gente gostaria que fosse, mas essa é a atual situação em muitos países, então só nos resta esperança para que não acabem definitivamente com os veículos a combustão.
Por isso que achei esse lançamento uma grata surpresa da Ferrari, para nós, apaixonados e apreciadores de veículos a combustão, sim galera, estão deixando a gente sonhar com um futuro onde não teremos somente elétricos sem sal.
Mas vamos parar de falar de coisa chata, vamos analisar essa coisa mais linda que a Ferrari fez, essa obra de arte, (eu sei que muita gente achou feio – eu particularmente estou apaixonado) essa oitava maravilha do mundo, tá, parei um pouco de elogiar, mas, é que realmente fiquei encantado com esse carro.
Posso sonhar com um futuro não tão distante (5 anos? 10? quem sabe?) onde terei um desses, branco, coupé, na minha garagem, para poder sair comprar o pão na padaria naquele domingo pela manhã, ensolarado, com o ronco do V12 me acompanhando nessa missão gastronômica tão importante, onde um V12 se faz muito necessário, estou certo?
Quem sabe daqui um tempo eu volto aqui filmando dentro de um exemplar, mas, enquanto isso não acontece, vamos aqui babando nas fotos e vídeos da internet. E como não notar o tamanho massivo deste capô, parece que eles resolveram fazer o carro em volta do motor, talvez seja mesmo, até o nome do carro é na verdade o motor.
Se a gente olhar bem, vamos notar a parte da frente em preto (que voce não pode optar por pintar de outra cor) e uma segunda faixa em preto na frente do para-brisa, isso foi feito para diminuir a sensação de tamanho exagerado do capô, e a parte da frente na verdade é inspirado na versão antiga.
Eu particularmente não vejo motivos para trocar a cor dessa parte preta na frente, acho que o Flavio Manzoni (designer criador do 12 Cilindri) está mais do que certo no seu desenho, ficou tudo perfeito. Mas, além da beleza impressionante na parte da frente, fiquei particularmente encantado com a imagem do carro vista mais de cima.
O vidro traseiro invadido o teto e expandindo para as laterais, ficou tudo muito moderno e limpo de se ver. Provavelmente mais fácil de dirigir também do que as versões do 812 com a traseira toda fechada. As parte laterais em preto, escondem um segredo que é novidade, essas peças em preto são na verdade aerofólios ativos, que funcionam acima de 60km/h, essas peças levantam 10 graus, gerando 50kg de pressão aerodinâmica, isso ajuda você a não perder tão fácil a traseira do carro em uma curva, ao menos, essa é a ideia.
Na prática deve ser mais uma peça móvel para dar defeito ao longo dos anos, por que se prestarmos bem atenção, somente as laterais tem essa função, mas qual o motivo de somente as partes laterais, você deve estar se perguntando, pois bem, é porque a tampa do porta malas fica no meio. Como os ricaços e milionários vão carregar seus tacos de golf, se ali tivesse um aerofólio inteiro atrapalhando tudo?
Como eu não jogo golf, agradeço a praticidade de carregar as malas em uma longa viagem com a minha bela companheira ao lado, ao menos vou poder usar da maneira que eu quiser não é mesmo? E pense que viagem rápida que vai ser, os números de potência podem não ser absurdos igual da Revuelto ou da SF90, mas são muito altos para um carro que podemos considerar um Gran Tourer, que muitos vão usar para viagens difereciadas vamos dizer assim.
820HP, 0 a 100km/h em 2.9 segundos, V12 aspirado, 6.5 litros, são diversos números interessantes, gostei de todos eles, acho que são bem condizentes com o carro, ainda mais se olharmos para o preço….. a o preço minha gente, que parte maravilhosa do texto onde olhamos para a realidade e percebemos que serão poucos clientes comprando um carro desses aqui no Brasil, tomara que eu venda um pelo menos. Tá mas e o preço……? EUR 395.000,00 para versão coupé e EUR 435.000,00 para versão Spider.
Infelizmente não vou poder lançar aqui uma cotação ainda, mas em breve eu volto com outra publicação onde eu já vou ter alguma estimativa real de preço para esse carro colocado aqui no Brasil. Alguns clientes não sabem, mas, é muito difícil comprar esses carros sem nenhum ágio, ou poderia até dizer que é impossível, somente por isso, não adianta eu planilhar um preço levando em conta somente o valor divulgado, já que vai me custar bem mais, para conseguir comprar um slot ou pior ainda, uma unidade pronta entrega, quando tiver.
Mas daqui uns dias eu volto com planilhas e valores para vocês, não se preocupem. Falando em valores, esqueci de mencionar a respeito do interior desse carro, eu não tinha gostado muito do painel do Purosangue, mas, esse apesar de visivelmente inspirado no mesmo painel, melhorou, sem aquele knob grande no centro do painel, parece que ficou mais harmonioso e menos com cara de carro coreano, ao menos é o que eu achei a respeito desse painel.
O console central é o mesmo que a Ferrari já tem usados em quase todos os carros, então ok, bem bonito, funcional, o volante também, o banco de fibra de carbono também é o mesmo, muito confortável por sinal, já tive oportunidade de experimentar e posso dizer que é macio, não é o sofá de casa, mas pelo compromisso de ter um banco super leve e esportivo, é muito bom.
Agora só nos resta esperar o material da mídia internacional, quando esses carros começarem aparecer para os jornalistas poder dirigir. E com sorte eu consigo reservar alguma unidade dessas com nossos parceiros lá na Europa, me desejem sorte, tanto para encontrar um slot disponível, quanto para encontrar um cliente Brasileiro com dispo$ição para trazer uma unidade destas.