ARTIGO

S650 Shelby Super Snake Mustang – Como conseguem melhorar todos os anos??

Vídeo retirado do canal Oficial Shelby American.

O que tem de diferente do S650 para o Super Snake? Essa pergunta deveria ser feita de maneira invertida, o que sobrou do S650 no Super Snake? Basicamente, 3 painéis da carroceria apenas, o restante é totalmente novo, com praticamente tudo pensado para a funcionalidade da aerodinâmica e performance.

Isso é bem incomum se pensarmos que se trata de um carro que sai 0km da Ford, montado, na configuração básica, ai a equipe Shelby desmonta o carro todo e começa a reconstruir o carro novamente com peças feitas para o Super Snake. Eu também me perguntei, assim como você deve estar se perguntando agora. Porque não receber um carro já desmontado?

A respostas é mais simples do que eu pensava, eles precisam de uma base 100% de acordo com as regulamentações e fica muito mais fácil para uma equipe pequena, com um volume restrito, desmontar os carros para montar o novo, do que um volume enorme dentro da Ford, ser alterado para acomodar as modificações extensas, necessárias para maximizar a performance de um Shelby.

Para se ter noção, até mesmo o reservatório de água do para-brisa é trocado e realocado atrás do para-choque dianteiro em um lugar diferente do original. Todo esse trabalho artesanal e minucioso, só poderia ser feito pela galera da Shelby America. Eu sempre via os Shelby como um carro “modificado de fábrica”, mas eu estava enganado, não sabia que o trabalho era tão extenso.

Estamos acostumados com o mercado brasileiro de “esportivos”, onde as marcas colocam um pacote de adesivos, um spoiler, roda diferente e chamam de Super Sport. Chega a ser uma heresia esse tipo de coisa, mas, infelizmente é o que está ao alcance do brasileiro, por culpa dos governos que sempre impõem impostos absurdos no consumo (e mais ainda nas importações).

Mas voltando ao assunto, Shelby né, pois então, depois que eu vendi alguns e tive a oportunidade de dirigir, ter contato ao vivo, olhar todos os cantinhos e tudo mais, ai fica mais compreensível o nível de detalhes colocados em cada unidade.

São muitas versões diferentes, Shelby picapes, Mustangs, Bajas, GT500, GT500KR, GT500 Centenial, GT500 Code Red (esse eu duvido que você já tenha ouvido falar….) um dia faço post sobre esse carro de 1200HP feito pro quarto de milha, e agora temos o 2024 S650 Super Snake Mustang.

Esse ano temos a opção do 5.0 Coyote Aspirado de 480HP ou Supercharged com 830HP, fora essa diferença de potência, todos vem iguais no quesito freios, suspensão, câmbio, arrefecimento e um escapamento BORLA, desenvolvido especialmente para os Super Snake, fazendo com que o ronco lembre os GT350 de corrida lá de 2010, isso foi um pedido do próprio vice presidente da Shelby, senhor (Vince Laviolette), na hora de encomendar o projeto do escapamento exclusivo desse carro.

Junto ali da parte do escapamento, temos um difusor bem diferente também, que consegue remover bastante o ar debaixo do carro, fazendo um refrigeração melhor do diferencial, que estava esquentando demais, então isso foi necessário pra manter a temperatura ali mais baixa, então, não foi nada por acaso, foi tudo de caso pensado mesmo.

Acho que nessa geração, a maior novidade que ninguém consegue saber só olhando pro carro, é que, agora eles fazem impressão 3D de todas as peças plásticas de acabamento, assim eles conseguem projetar muito melhor as tomadas de ar, grades, para-choques e muito mais. Assim, esse ano, todas as tomadas e ar, saídas de ar, grades, grelhas, enfim, todos esses apêndices aerodinâmicos, são totalmente funcionais, nada fake aqui apenas por estética.

Sou um grande fã dessa atitude, de não fazer nada apenas por estética, igual saída de escapamento em veículo elétrico, isso é o cúmulo da atitude ridícula, mas, o povo parece que gosta, pois vendem bem, ou talvez seja falta de opção melhor. De qualquer forma, gosto dessa atitude de fazer tudo ser funcional junto ao design do carro.

Muitas peças em alumínio estampado para ficar super leve, magnésio nas rodas que deixa os aros 20, tala 11, super leves e exclusivas, até porque, só daqui 1 ou 2 anos que vai ser possível comprar essas rodas sem o carro, devido ao embargo da venda das partes. Aproveitando que estou falando das rodas, esse carro foi alargado na frente, isso criou a possibilidade de utilizar o setup de rodas e pneus, quadrado, significa que todas as 4 rodas e pneus são iguais e massivos, Aro 20 com pneus 305!

Depois de analisar muitas fotos e vídeos pra escrever aqui pra vocês, fiquei com a única certeza, quero trazer um desses para o Brasil e entregar para um cliente que mereça um carro desses, se eu já era fã de Mustang desde pequeno, essa edição do Super Snake impressiona, apesar de não ter o Flatplane do GT350 que eu tanto sonho, consegue ser muito equilibrado visualmente e muito mais focado no quesito pista, por isso gostei tanto dessa edição! Shelby conseguiu mais uma vez, superar as expectativas.

Me ajude enviando para um amigo :
WhatsApp
Facebook
Email

Comentários: