Linkbuilding 3 estratégias de SEO para seu Blog

Hoje vamos falar sobre estratégias de Linkbuilding, para potencializar o SEO do seu Blog. Em site funciona também obviamente, porém o nosso foco aqui são os blogs, mais precisamente pensando em aumentar o tráfego para os seus resultados em AdSense.

Caso você esteja lendo isso e não saiba o que é SEO (Search Engine Optimization), imagine que SEO seria uma Biblioteca gigante, contendo milhões de livros, e nessas páginas destes livros estão as frases correspondentes com o que você escreve em seu blog ou site. O objetivo é ser encontrado nessas páginas por alguém buscando informações sobre o tema que você escreve.

SEO É PURA VANTAGEM

Ok, deu pra entender superficialmente o que é SEO, mas, qual o objetivo disso? A resposta é simples: Tráfego. O foco é conseguir visitas para o seu blog. Assim surge outra pergunta. Quais os benefícios do SEO?

Vou listar 3 que eu considero os principais:
1 – SEO é grátis, você não precisa gastar com plataformas de ads.
2 – Buscas orgânicas são consistentes, diferentes de redes sociais e campanhas que funcionam em picos de acessos e depois acabam completamente.
3 – O melhor de tudo, você tem mais de 4 bilhões de pessoas utilizando o Google, e pode alcançar todas elas com o poder do SEO, um número impossível de alcançar sem um investimento surreal em marketing.

O QUE É LINKBUILDING

Essa é a estratégia mais importante e ao mesmo tempo é a mais difícil de todas as estratégias de SEO que existe. Se eu fosse traduzir em poucas palavras, Linkbuilding é a técnica de ter o seu site citado (linkado) em muitos outros sites/blogs/perfis online. Se eu fosse responder de maneira mais elaborada, diria que é o processo de criar relacionamentos com outros donos de blogs e sites relevantes ao seu nicho de mercado, que gostariam de linkar ao seu conteúdo pois ajuda eles também.

Viu só como rapidamente fica complexo? Você deve estar pensando que é só sair distribuindo os links dos seus artigos em fóruns de internet, grupos de facebook, perfis de redes sociais e por aí vai, estou correto? Poisé, o primeiro impulso de todo mundo que está começando com essa estratégia é fazer isso.

Porém o buraco é muito mais embaixo. Um link de uma fonte que não tem relação com o teu conteúdo, pode prejudicar ao invés de ajudar, pois o google vai detectar que você está sendo linkado de uma fonte que não condiz com o seu conteúdo. Além disso, tem também a transferência de pagerank, se você estiver sendo linkado em uma site com o pagerank muito baixo, isso vai trazer a sua nota para baixo também.

Funciona mais ou menos assim, se você está linkado em uma página nota 5 e em outra nota 2, o site com nota mais baixa vai diminuir a sua nota na média. Infelizmente isso é algo que não temos muito como controlar, nem fique preocupado com isso também.

Tá ok, já falei bastante mas, qual seria uma boa estratégia de linkbuilding? Bom, a base do linkbuilding é relacionamento. Você precisa ter conteúdo relevante antes de mais nada. Depois você pode criar uma lista de sites e blogs que possuem conteúdo relevante a sua audiência, não necessariamente quem fale o mesmo que você, mas que esteja dentro do mesmo nicho, pelo menos.

Depois de criar uma boa lista de sites, você precisa selecionar os melhores para entrar em contato e tentar um backlink para o seu blog. E uma ótima maneira de filtrar isso é usando uma ferramenta gratuita do site ahrefs, o Backlink Checker, essa ferramenta verifica quantos backlinks um site possui. Assim você vai poder ver qual deles tem mais engajamento.

Após esse filtro vem a pior parte, entrar em contato com cada um deles e convencer eles a citar um link para o seu blog ou site. A melhor maneira de fazer isso é enviando um email para o dono do site ou em alguns casos o responsável pelo site, como um editor chefe ou jornalista.

Mas não pense que enviando um simples email vai ser suficiente para convencer qualquer um a linkar o seu blog. Se fosse fácil assim todo mundo teria resultados incríveis rapidamente. E não é assim que acontece no mundo real.

Vem comigo no raciocínio de como vai ser a estrutura ideal para você enviar um email para o dono daquele site que você quer conquistar um link.

ESTRUTURA DE EMAIL

1 – O Assunto do email: Aqui você precisa sempre trazer uma novidade, não fale mais do mesmo, não adianta pedir, Hey, olha eu aqui, que legal o post que eu escrevi. Ninguém está interessado no que você escreve, as pessoas querem saber qual o benefício que elas vão ter ao ler a sua postagem.

2 – Introdução: Aqui você precisa dizer O MOTIVO de você estar enviando um email para ele, e o nosso único objetivo aqui na introdução é fazer com que ele leia o próximo parágrafo do email.

3 – Demonstrar Qualificação: Mostre que você realmente tem qualificação para o assunto em que você está escrevendo, explique aqui por que você deve ser escolhido ao invés das centenas de outros que também enviam emails pedindo links e guestposts no blog dessa pessoa. O nosso objetivo aqui é apenas justificar o seu pedido que será feito no próximo parágrafo!

4 – Aqui o pedido não pode ser uma mendigagem, esse é o seu primeiro email, você precisa criar uma conexão e iniciar um diálogo, assim aumentando as chances de sucesso, faça perguntas do tipo: “Isso é algo que você está aberto a conversar?”, “Você concorda com a minha conclusão?”, “O que você achou disso tudo?”, frases nesse estilo vão gerar empatia e criar a oportunidade para uma resposta e uma continuidade.

Perceberam que no final o objetivo não é pedir o link ou post somente? Nosso objetivo vai ser a conexão e o diálogo de fato. Crie um relacionamento real com os players do seu nicho. Não se atenha somente a essa estrutura de email, seja criativo e no mínimo siga a estrutura e melhore.

No fim das contas, um bom relacionamento no seu nicho vai te dar exposição, autoridade e vai ficar cada vez mais fácil de conseguir backlinks. Ao ponto de você começar a receber backlinks orgânicos, esse é o tipo mais raro de backlink, mas é tema para um outro post!

Grande abraço a todos e espero que esse conteúdo tenha feito sentido para você e que tenha agregado algum conhecimento.

Até o próximo post!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.